Câncer de colo Uterino
O câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais recorrente entre as mulheres no país, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O principal causador da doença é o Papilomavírus Humano (HPV) com grande incidência.
Quais os sintomas?
- Secreção ou sangramento vaginal incomum;
- Sangramento não relacionado ao período menstrual;
- Desconforto após a relação sexual.
Como prevenir?
Realizando consultas rotineiras com ginecologista, atuando com diagnóstico precoce. A vacina contra o HPV e a Citologia Oncótica (Papanicolau) são os principais mecanismos para prevenção do câncer de colo uterino.
Câncer de Mama
No Brasil, o câncer de mama é o câncer mais comum, tendo quase a totalidade das incidências, as mulheres. (IARC, 2020).
Quais sintomas?
- Aparecimento de um caroço na mama;
- Secreção no mamilo;
- Formato da mama alterado;
- Endurecimento da mama;
- Vermelhidão;
- Aumento de temperatura.
Como suspeitar e realizar diagnóstico?
Realizar consulta com ginecologista periodicamente, que realiza os exames clínicos e, caso necessários, exames laboratoriais e de imagem, como mamografia, ultrassonografia da mama e/ou outros mais avançados. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de realizar a terapêutica adequada e mais eficiência no tratamento.
Endometriose
É uma doença encontrada no tecido uterino fora do seu local de origem.
Quais os sintomas?
- Dor pélvica de longa duração;
- Cólica menstrual de forte intensidade;
- Sangramento menstrual intenso e fora do ciclo;
- Uma das causas de infertilidade.
Como é feito o diagnóstico?
Por meio de consultas regulares com ginecologista, que realiza exames clínicos, além de exames de imagens como o ultrassom, ressonância magnética e exames laboratoriais.
Tratamento
O tratamento é feito desde a redução da dor através de medicamentos analgésicos e para controle da menstruação até as suas consequências que, neste caso, seria realizar o processo terapêutico para infertilidade.
SOP
A síndrome dos ovários policísticos tem como característica a menstruação sem regularidade e/ou ausente. O paciente pode apresentar ganho de peso e pelos no corpo, além de acne.
Diagnóstico
Normalmente a mulher jovem procura a ginecologista com queixas de menstruação irregular, mas através dos exames laboratoriais, verá possíveis alterações hormonais, além da ultrassonografia, apresentando diversos cistos ovarianos.
Tratamento
O tratamento normalmente é para regularizar a menstruação, sintomas no caso das mulheres que têm resistência à insulina, acne facial, ganho de peso e até o planejamento de fertilidade para as que não conseguem engravidar.
Miomatose Uterina
São tumores localizados na região uterina, responsáveis por sangramentos fora ou dentro do período menstrual e dor pélvica, podendo atingir regiões adjacentes.
Consequências
Além do sangramento vaginal não esperado, pode ocasionar infertilidade, dor local e, às vezes, irradiadas.
Diagnóstico
Por meio de exames clínicos e, quando necessários, exames de imagens como ultrassonografia e/ou ressonância magnética, que poderão identificar o tamanho e quantidade dos miomas.
Tratamento
Vai depender do tipo de mioma uterino e sua localização, pois irá definir o tipo de tratamento e até a cirurgia escolhida para retirada deles.