Quando procurar um fonoaudiólogo?
Ao identificar qualquer alteração na fala, comunicação ou alteração cognitiva, é importante realizar uma sessão ou consulta de avaliação. O paciente também pode vir encaminhado após avaliação prévia de outro especialista que encontrou suspeita diagnóstica para tal condição.
Em consulta são avaliados diversos parâmetros, como: voz, audição e linguagem. Alguns problemas de saúde podem ocasionar tais alterações e a terapêutica precoce é importante como ferramenta de intervenção para corrigir e/ou minimizar tais condições.
O fonoaudiólogo faz parte de uma equipe multidisciplinar especializada para intervenção, por exemplo, em situações como o autismo, objetivando a melhora da qualidade de vida da criança com a colaboração da família, escola e demais pessoas que convivam com a criança.
O que faz um fonoaudiólogo?
Os fonoaudiólogos são responsáveis por identificar, analisar diagnósticos e realizar as terapias nos problemas relacionados à fala, linguagem e audiologia para que estes parâmetros possam, juntos, otimizar a cognição do indivíduo.
Quais são os principais problemas tratados por um fonoaudiólogo?
- Voz.
- Déficit no desenvolvimento da fala e linguagem;
- Alteração na voz ou fonemas;
- Comunicação de maneira geral;
- Gagueira e alteração na fala;