É o profissional responsável por elaborar, identificar e prescrever as dietas conforme a necessidade de cada paciente em um determinado momento da vida. Esses pacientes podem ser lactentes e até idosos, com diferentes demandas. Em crianças é muito comum a identificação de erros alimentares responsáveis por baixo ganho de peso ou pela obesidade. Pacientes idosos, por exemplo, muitas vezes necessitam de dietas hipercalóricas devido a condições clínicas ou perfil senil para restaurar a massa magra.

Como o nutricionista pode ajudar?


O nutricionista elabora o cardápio alimentar ou dieta personalizada direcionando alimentos que o paciente tenha determinada carência para atingir o objetivo de normalidade alimentar ou retirar alimentos que podem culminar no excesso de peso.  Boa parte da população infantil está com excesso de peso, consumindo produtos industrializados em fast foods e deixando de lado frutas e  verduras que têm papéis essenciais, como antioxidantes. O objetivo principal é trazer ao paciente a conscientização de uma alimentação saudável.

O resultado desta alimentação rica em produtos industrializados geram fatores de risco para diversas doenças crônicas, como anemia, hipertensão arterial, diabetes e hipercolesterolemia.