O que é tendinite?

Compreende-se por tendinite o processo inflamatório no tendão provocado por trauma, esforço da região por movimentos repetitivos, prática de alguns esportes com sobrecarga na região, além de doenças autoimunes.

Quais os principais sintomas?

Os principais sintomas são a dor local com limitação do movimento, que pode sofrer irradiação para outro local, provocando edema local.

Por que procurar um especialista para tratar a tendinite?

Diagnosticando a tendinite e as suas causas, o próximo passo é definir o tratamento para tal patologia, seja medicamentoso ou através de fisioterapia.

O que é osteoporose?

Osteoporose é definida como a perda e/ou diminuição da densidade dos ossos, podendo levar a fraturas.

Qual a origem da osteoporose? 

A osteoporose acomete mais as mulheres, devido à deficiência de hormônios, sejam eles estrogênio ou até cálcio e vitamina D. Esse processo se acentua a partir do climatério/menopausa por conta da queda da produção do estrogênio.

Quais as consequências?

A consequência mais comum é o aumento da possibilidade de fraturas, haja vista que a matriz óssea está com menor densidade e mais frágil. Por isso é importante uma avaliação médica minuciosa com objetivo de prevenir e identificar precocemente tal alteração, evitando evolução do quadro de perda da matriz óssea, realizando o tratamento preventivo ou melhorando a densidade óssea. Mudança no estilo de vida é fundamental para diminuição dos fatores de risco envolvidos neste processo.

O que é lombalgia?

Significa dor na região da coluna lombar. A dor tem diversas origens como uma má postura e até secundária à irradiação de outros problemas, como hérnia lombar ou pinçamento de inervações próximas.

Como identificar?

A avaliação do ortopedista vai investigar tal condição por meio de anamnese completa, identificando a duração da dor, surgimento súbito, além de  exame físico minucioso, utilizando exames complementares com objetivo de chegar a um diagnóstico e tratamento preciso.